Problemas integração Python com OpenOffice.org (Python-UNO b

spezielle Probleme mit AOO/LO unter Linux

Moderator: Moderatoren

patrickespake
Beiträge: 1
Registriert: Di, 15.05.2007 20:22

Problemas integração Python com OpenOffice.org (Python-UNO b

Beitrag von patrickespake »

Problemas integração Python com OpenOffice.org (Python-UNO bridge)-converter odt2pdf

Estou tendo problemas para integrar o Python com OpenOffice.org, estou desenvolvendo uma aplicação em Python que utiliza algumas API's do OpenOffice.org para converter um documento .ODT em PDF. Consegui fazer funcionar perfeitamente em ambiente Windows, mas no Linux não funciona de jeito nenhum. Instale no Linux o OpenOffice.org completo, inclusive com o pacote de componentes Python-UNO bridge.

No Linux estou fazendo os seguintes passos:

Xvfb -screen scrn 800x600x16 :25 &

soffice -accept="socket,host=localhost,port=2002;urp;OpenOffice.ServiceManager" -norestore -headless -invisible -display :25&

Estou rodando essa aplicação em um servidor, dessa forma preciso usar o Xvfb. O Xvfb ("X Virtual Frame Buffer") é um servidor X que é capaz de rodar em máquinas sem hardware de apresentação e sem dispositivos físicos de entrada de dados. O Xvfb emula um "framebuffer burro" utilizando memória virtual. O Xvfb não abre nenhum dispositivo mas se comporta como uma tela X.

Após executar o comando acima no terminal, eu entro na pasta de instalação do OpenOffice.org

cd /opt/openoffice.org2.2/program

Nesta pasta program eu criei um arquivo em Python chamando oo.py, esse arquivo que realiza a transformação de um arquivo .ODT em PDF.

Dentro da pasta program eu chamo o arquivo oo.py, para realizar a transformação.

python oo.py

ou

./python.sh oo.py

Ambas as linhas acima executadas no terminal, retornam a mensagem de erro abaixo:

[root@servidor program]# python oo.py
Traceback (most recent call last):
File "oo.py", line 13, in ?
ctx=resolver.resolve("uno:socket,host=localhost,port=2002;urp;StarOffice.ComponentContext")
uno.com.sun.star.uno.RuntimeException: URP-Bridge: disposed(tid=3) Unexpected connection closure


Não estou entendo por que está dando Unexpected connection closure (Fechamento da conexão inesperado)

Pelo o que eu entendi o OpenOffice.org está fechando, assim que é requisitado a sua aplicação pelo python, usando as API's do OpenOffice.org.

Algúem sabe como resolver isso? Se alguém souber como resolver isso fico eternamente agradecido.

Segue abaixo o código fonte do oo.py:
import uno,os
from com.sun.star.beans import PropertyValue

properties = []
p=PropertyValue()
p.Name = "Hidden"
p.Value = True
properties.append(p)

context = uno.getComponentContext()
resolver=context.ServiceManager.createInstanceWithContext("com.sun.star.bridge.UnoUrlResolver", context)

ctx=resolver.resolve("uno:socket,host=localhost,port=2002;urp;StarOffice.ComponentContext")

smgr = ctx.ServiceManager

desktop = smgr.createInstanceWithContext("com.sun.star.frame.Desktop",ctx)
doc=desktop.loadComponentFromURL('file:///var/www/html/pdf/meuarquivo.odt', "_blank", 0, tuple(properties))

properties=[]
p=PropertyValue()
p.Name="Overwrite"
p.Value=True
properties.append(p)
p=PropertyValue()
p.Name="FilterName"
p.Value='writer_pdf_Export'
properties.append(p)
p=PropertyValue()
p.Name="Hidden"
p.Value=True

try:
doc.storeToURL(uno.systemPathToFileUrl('/var/www/html/pdf/meuarquivo.pdf'), tuple(properties))
except:
print "ERROR"

doc.dispose()


Outras informações:
Versão do Linux: RED HAT
Linux servidor 2.6.9-5.ELsmp #1 SMP Wed Jan 5 19:30:39 EST 2005 i686 i686 i386 GNU/Linux


Versão do OpenOffice.org: OOo_2.2.0_LinuxIntel_install_wJRE_en-US.tar.gz

Versão do Python: Python 2.3

Obrigado.
Patrick Espake
patrickespake@gmail.com
Toxitom
********
Beiträge: 3768
Registriert: Di, 12.08.2003 18:07
Wohnort: Wiesbaden
Kontaktdaten:

Beitrag von Toxitom »

Hallo Patrik,

fürchte, hier versteht dich keiner. Sorry, das ist ein deutschsprachiges Forum.

Es gibt noch ein englisch-sprachiges (http://www.oooforum.org/), vielleicht kannst du die Anfrage auch in englisch formulieren und dann dort posten?

Gruss
Thomas
Unterstützer LibreOffice, zertifizierter Trainer und Berater
Bücher: LibreOffice 6- Einstieg und Umstieg
Makros Grundlagen - LibreOffice / OpenOffice Basic
Antworten